quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

UNHA ENCRAVADA

Cuidados para evitar a unha encravada

Entenda por que sua postura, o modelo dos calçados e a higiene dos pés afetam suas unhas

O problema repete-se mês a mês, normalmente, a unha volta a encravar porque a origem do problema não está sendo combatido. 
corte mal feito ou uso de calçados muito apertados, no caso dos pés prejudicam ainda mais.

Corte e lixe as unhas em formato quadrado 

As unhas possuem um espaço de crescimento determinado. Se você corta as laterais, a pele passa a ocupar esta região e, assim que a unha começar a crescer novamente, disputar o lugar, fazendo pressão no dedo. Resultado: a unha fica sem espaço pra crescer e acaba encravando. 

"O sapato ideal é aquele que tem o bico mais alargado ou arredondado, deixando os dedos fiquem mais soltos, ou uma sandália que deixa o pé bem livre".  

Higiene sempre é muito importante, ainda mais para quem sofre constantemente com unhas encravadas. "O maior acúmulo de células mortas do pé facilita a proliferação de micro-organismos. A higiene limita a invasão de fungo ou bactéria".

o problema decorre do próprio formato da unha, que tem um espaço pequeno demais para crescer, esse problema se manifesta até mesmo em bebês e um dermatologista pode ajudar no diagnóstico e na recomendação do melhor tratamento.

Uma das opções é a instalação de um aparelho, parecido com um ortodôntico, que empurra e aumenta a região de crescimento da unha, progressivamente. Em casos extremos, o médico pode apelar para a cirurgia, que consiste na diminuição da matriz da unha, diminuindo sua largura. 



CUIDE-SE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário