quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

UnhasxSaúde


(apresetanção Vânia Soares e nayara cunha - FEVEREIRO/2011)




 

UNHAS, O QUE ELAS TEMA  DIZER SOBRE SUA 
SAÚDE 

ATENÇÃO: O QUE RELATAMOS AQUI APENAS PODEM "IDENTIFICAR"
  ALGUNS DOS PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS,  O DIAGNÓSTICO 
SOMENTE PODERÁ SER CONFIRMADO PELO SEU MÉDICO, DERMATOLOGISTA, 
CONSULTE-O. 











unhas quebradiças podem indicar anemia


Pintar as unhas pelo menos uma vez por semana faz parte do ritual de cuidados de muitas mulheres, mas você sabia que é possível identificar problemas de saúde pelo estado em que elas se encontram? Segundo Ana Luisa Sampaio, dermatologista do Hospital Israelita Albert Sabin, “unhas fracas e quebradiças não são apenas antiestéticas. 
Elas também apontam para a existência de diferentes problemas de saúde”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os exames capazes de detectar problemas graves nas unhas são chamados de dermatoscopia e a histopatologia, obtida através de biópsia. 


Unhas podem refletir até problemas no fígado
A dermatologista Ana Luisa Sampaio explica que “pelo aspecto das unhas é possível identificar deficiências nutricionais – principalmente de ferro -, alterações no funcionamento da tireoide, doenças genéticas e problemas crônicos nos rins, pulmões e fígado”. 

A seguir, confira lista preparada pela dermatologista, com possíveis doenças e complicações de saúde que podem ser identificadas através do aspecto das unhas.
 Ao verificar as alterações citadas, recomenda-se procurar um dermatologista para diagnóstico preciso.
  • 1
    Manchas brancas
    Geralmente, manchas transversais são causadas por trauma na lamina ungueal, como aqueles causados por manicures. Unhas totalmente brancas, que descolam na extremidade e apresentam esbranquiçado por baixo podem identificar a presença de fungos nas unhas, chamada de onicomicose.
  • 2
    Manchas amarronzadas
    A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte que manchas amarronzadas na unha podem indicar condições benignas, como micose, mas também uma condição maligna, como melanoma do aparelho ungueal, tipo de câncer agressivo e com grande facilidade de disseminação para outros órgãos. A dermatologista Ana Luisa Sampaio explica que o problema pode surgir em faixas longitudinais escuras. O melanoma é suspeitado quando a faixa apresenta diferentes tonalidades e espessuras e, ainda, se possuem pigmento escuro na cutícula. O melanoma em estágio inicial pode ser assintomático.
  • 3
    Unhas brancas e avermelhadas
    Unhas brancas na metade proximal, perto da cutícula, e a metade em direção a ponta vermelha podem significar doenças nos rins. O problema também pode surgir após sessões de quimioterapia.
  • 4
    Marcas brancas junto às cutículas
    Marcas brancas nas 10 unhas das mãos, com exceção da ponta, podem indicar diabetes, insuficiência cardíaca e cirrose hepática.
  • 5
    Unhas amareladas e espessas
    Unhas amareladas, com aumento da curvatura, espessamento e crescimento lento, podem caracterizar doenças no pulmão e no intestino.
  • 6
    Depressões e furos
    Depressões e pequenos furos podem indicar psoríase e outras doenças de pele.

    Unhas fracas e quebradiças
    Unhas fracas e quebradiças associadas a palidez, cansaço e queda de cabelo podem identificar deficiência de ferro no organismo (anemia).


  • Dicas


    Cuidados com as unhas

    • - Manter as unhas sempre limpas. Pois, embaixo delas pode se depositar bactérias entre outros tipos de germes, que podem ser prejudiciais a sua saúde.
    • - De preferência corte suas unhas retas na frente e ligeiramente arredondada nas laterais. Essa medida evita que suas unhas se encravem.
    • - É importante que você não roa as suas unhas, esse habito acaba criando um terreno úmido e assim favorecendo as infecções. E também por favorecer o crescimento irregular da unha.
    • - Não lixe as unhas na parte de cima isso as enfraquece, também não use sapatos tão apertados para não encravar as unhas.
    • - É importante que evite mexer na sua unha encravada, principalmente se já estiverem infeccionadas. Certas mudanças na sua unha podem sinalizar um problema de saúde e notando certas alterações é importante procurar um dermatologista e assim ele estará orientando você no que precisar.
    • faça suas unha regularmente, cuide-se, é sinal de higiene e saúde!!!

    Uma receita caseira para fortalecer as unhas é colocar algumas gotas de limão em um copo de óleo rícino e deixá-las de molho por 15 minutos. Repetir esse tratamento uma vez por semana.


    A Risqué lançou a linha de tratamento que traz produtos para hidratar e fortalecer as unhas, entre eles estão bases, óleo secante, ultrabrilho, amolecedor de cutículas, removedores de esmalte que hidratam e fortalecem as unhas, além de cremes hidratantes e esfoliantes pa
    ra mãos e pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário